Apresentação


Visite nosso site na Web e siga-nos no Facebook e no Twitter!

Friday, March 3, 2017

Carta de apoio do colega Prof. Dr. Francisco Foot Hardman (IEL)

Reproduzimos a seguir, na íntegra, carta de apoio do Prof. Dr. Francisco Foot Hardman, Professor Titular do Instituto de Estudos da Linguagem e Pesquisador 1A do CNPq, recebida na data de hoje.



Campinas, 03 de março de 2017


Apoio a candidatura dos colegas Leo Pini e Ivan Ricarte à Reitoria da Unicamp para a gestão 2017-21.

Conheço Leo Pini desde os tempos da graduação na Unicamp, quando ele atuava no Centro Acadêmico de Ciências Exatas (CACE) e eu no Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH), durante os anos de chumbo. Na resistência à ditadura, esteve sempre no melhor combate. Sua trajetória acadêmica é brilhante. E sua trajetória político-institucional, admirável. Quem conhece o CONSU, sabe com certeza da participação regular, séria e militante de Pini em nosso organismo máximo, há tantos anos, como representante dos professores titulares. Sempre na defesa da universidade pública, democrática, gratuita e de excelência. Sempre na perspectiva do uso da ciência e tecnologia a favor da soberania nacional, do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e étnica e da universalização da cidadania.

O programa que Pini e Ricarte apresentam, na disputa atual, encara de frente algumas questões estratégicas prioritárias para a superação da crise da Unicamp, infelizmente ausentes nas outras chapas: a) a urgente necessidade de enxugamento radical da máquina da administração central, com redução de pró-reitorias e outras instâncias, em favor de uma gestão descentralizada , com efetivo aumento da autonomia acadêmica, administrativa e financeira de todas as unidades de ensino-pesquisa (na área de Humanas e Artes isso é essencial!); b) a reforma imediata da Procuradoria Geral, que deve ser um órgão de apoio jurídico de toda a comunidade universitária, e não mero escritório de advocacia de cada reitorado; c) o fim imediato da famigerada “dupla matrícula”, eufemismo para uma remuneração de duvidosa legalidade e de flagrante imoralidade para o alto escalão da reitoria – mordomia e excrescência na qual se locupletaram ou se locupletam 5 dos atuais candidatos a reitor/a e vice-reitor de 3 das chapas inscritas; d) a gravidade do atual déficit orçamentário e ações emergentes para enfrentá-lo.

Além disso, a eleição do Prof. Pini pode levar a uma renovação verdadeira da reitoria da Unicamp, onde, há décadas, revezam-se mandatários do mesmo grupo político (e do governo estadual), muitas vezes se apresentando em duas chapas, como no tempo das autoritárias “sublegendas”.

Por tudo isso desejo boa sorte aos colegas Pini e Ricarte, deixando aqui meu voto para que virem o jogo da mesmice a favor de um aprofundamento da democracia e da autonomia universitária.

Prof. Dr. FRANCISCO FOOT HARDMAN
(Professor Titular do Instituto de Estudos da Linguagem e Pesquisador 1A do CNPq)

No comments:

Post a Comment