Apresentação


Visite nosso site na Web e siga-nos no Facebook e no Twitter!

Friday, January 20, 2017

Boletim 11 - Área Hospitalar da UNICAMP


Hospital de Clínicas, Hospital da Mulher – CAISM, Gastrocentro, Hemocentro, Cepre, Hospital de Sumaré e Cecom definem a Área de Assistência à Saúde na UNICAMP. As seis primeiras unidades atuam diretamente na prestação de serviços à população e, dentre essas, as cinco primeiras são majoritariamente financiadas pelo orçamento da UNICAMP.
Considerando-se as quatro primeiras unidades, as despesas de pessoal totalizam cerca de 20% das despesas com pessoal da UNICAMP e, em termos totais, a cerca de 19% da proposta orçamentária da UNICAMP para 2017 (HC, 13%; CAISM, 4,3%; Hemocentro, 1,3% e Gastrocentro, 0,4%).
Dos números acima e de uma moção recentemente enviada ao Conselho Universitário pela Congregação da Faculdade de Ciências Médicas, pode-se verificar que embora de grande monta os valores arcados pela UNICAMP são insuficientes, principalmente considerando que o repasse do SUS, responsável por cerca de 35% do financiamento da área hospitalar, não tem sido corrigido nos últimos anos. Esse mesmo documento da Congregação da FCM, de 28 de novembro de 2016, reconhece que a UNICAMP não tem condição de arcar com uma contribuição maior do que os atuais 65% das despesas.
Parece-nos importante afirmar aqui que, em nossa opinião, esses valores já ultrapassam a contribuição que a UNICAMP pode oferecer. Mesmo porque, a estes montantes devemos ainda acrescentar valores de despesas em Unidades Acadêmicas – Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem – e ainda no Centro de Engenharia Biomédica (CEB), que se relacionam fortemente com as atividades dessa importante prestação de serviços à Comunidade.
Assim, ressaltamos a importância da busca de um novo modelo para a gestão de nossa área hospitalar. Esse modelo, a nosso ver, deverá manter o controle do ensino, da pesquisa e da assistência em nossas áreas acadêmicas, mas compartilhar a administração e principalmente o financiamento com a União e com o Estado de São Paulo. Esta é uma tarefa a ser realizada com forte participação da área hospitalar, Unidades Acadêmicas e de suporte envolvidas na área hospitalar e do Conselho Universitário.


Venham pensar conosco!

No comments:

Post a Comment