Servidores na UNICAMP são abrigados em duas classes de carreira: docente e não docente.
As carreiras docente abrigam Docentes em Ensino de Línguas (DEL), Docentes em Educação Especial e
Reabilitação (DEER), o Magistério Secundário Técnico (MST), o Magistério Tecnólogo Superior (MTS), o
Magistério Artístico (MA) e o Magistério Superior (MS). À exceção da carreira MS, que reflete necessidades
comuns ao âmbito das três Universidades Paulistas, as demais carreiras refletem particularidades de
funcionamento da nossa Universidade e são regidas por necessidades no âmbito exclusivo da UNICAMP.
As carreiras não docente abrigam o Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE), o
Pesquisador e o Procurador. Essas carreiras também refletem necessidades específicas da UNICAMP e,
assim, são regidas por essas necessidades e no âmbito exclusivo da UNICAMP.
Neste Número tratamos a carreira PAEPE, que é regida atualmente pela Deliberação CAD-A-004/2010
aprovada na Câmara de Administração (CAD) do Conselho Universitário da UNICAMP em Sessão de 14 de
dezembro de 2010, substituindo a norma anterior, CAD-A-001/2003. Presentemente, a CAD hospeda uma
proposta de reformulação desta carreira, proposta esta subdividida em uma parte dedicada à organização e
outra ao denominado Programa de Gestão de Desempenho dos servidores da carreira PAEPE.
Faremos uma reflexão sobre princípios que devem reger uma ação de reestruturação da carreira PAEPE,
englobando também o processo de progressão e tendo presente nossa visão de administração descentralizada
com relação a recursos, responsabilidades e poder de decisão.
Finalidade e objetivos: a estruturação de uma carreira no âmbito de uma corporação deve definir, de forma
clara, a expectativa da corporação em relação a seus colaboradores. No caso da UNICAMP, o
estabelecimento de perfis locais cumpriria o ponto mais importante deste requisito.
Atribuições e Responsabilidades: entendemos a carreira como ligada a preceitos gerais válidos para toda a
Universidade e também aos preceitos locais, definidos em cada Unidade. Por exemplo, ingresso e avaliação
devem ter sua análise essencialmente de forma local, da mesma forma que a definição de perfis de atuação e
o desempenho alvo do servidor.
Estrutura: a carreira deverá ser estruturada em níveis ou grupos de referência mapeados para funções
genéricas da legislação e circunstanciadas localmente através dos perfis de atuação específica.
Ingresso: a necessidade e ocasião de ingresso terão sua análise realizada essencialmente de forma local; o
ingresso sendo feito de forma constitucional, por concurso público. Os recursos virão dos recursos alocados
às Unidades quando da definição dos orçamentos locais anuais.
Ascensão: entendemos que a forma de ascensão deve dar-se exclusivamente por avaliação local de mérito e
decidida em função de recursos orçamentários locais. O esforço de qualificação profissional deve ser
analisado pelas comissões locais e considerado no processo tendo em vista a indicação no perfil local da
função/cargo.
Desenvolvimento do servidor: a política de desenvolvimento dos servidores, através da agora denominada
Escola de Educação Corporativa da UNICAMP, tem mostrado ao longo dos anos a sua importância e deve
ser prestigiada. Será certamente um instrumento importantíssimo na formação das novas habilidades
essenciais ao processo de descentralização administrativa e financeira.
Recursos Financeiros: dentro da política de descentralização orçamentária, de poder de decisão e de
responsabilidades, a fixação de cada orçamento de cada Unidade de Despesa definirá anualmente a parcela
orçamentária a ser usada para Pessoal, tanto para ingresso como para ascensão.
O reestudo da carreira PAEPE deve contemplar uma carreira que sirva uma organização administrativa,
financeira e de responsabilidades descentralizada. Funções/cargos necessitam de perfis adequados a
realidades locais e que guiem os servidores não docentes para os requisitos necessários à ascensão
profissional. Esta prática aliás já está há muito estabelecida para os docentes. Necessitamos de uma carreira
PAEPE que privilegie simultaneamente as necessidades da UNICAMP e o entendimento administrativo do
corpo não docente. Isto já existe de forma exitosa para as carreiras docente. Sabemos fazer!
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